Mensagens populares

quinta-feira, 30 de maio de 2013

"Barriguinha de ginguba" e uns kilos a menos...M.A.T.E.R.N.I.D.A.D.E

Tal como prometi, voltei para continuar a contar as peripécias da minha gravidez, um primeiro trimestre "pra lá de marraquexe" a.k.a um pouco chatinho....A médica disse que estava com hiperemese gravídica...Aí pronto...tudo descambou...o sonho de ter uma gravidez sem enjoos, vómitos, falta de apetite, falta de energia, perda de peso...foi por água abaixo...Eu só queria um primeiro trimestre "tranquilito"!!! Poder comer, fazer as coisas de maneira normal....Hum...deixa...Nem tinha força para levantar uma caneta! Depois de duas semanas nesse "carrossel" Sim, a hiperemese gravídica é um carrossel, mas não daqueles que nos põem a rir, é daqueles que nos dão voltas, para cima e para baixo e o resultado: VÓMITO! Levo na brincadeira, porque já passou, ou acalmou, e consegui voltar ao trabalho, e regularizar a vidinha., excepto...a vontade incontrolável de dormir. Por mim a legislação laboral no que diz respeito às licenças de maternidade precisam de uma mudança drástica...mas isso fica para outro dia.

Esqueci-me de explicar o que é hiperemese gravídica!!!! Pois, fiz umas pesquisas na altura (como sempre, a minha mente curiosa não para) e o wikipédia teve uma resposta muito boa (os outros sites também)
"Considera-se hiperêmese gravídica( HG) quando as náuseas e vômitos são persistentes,
frequentes e às vezes intensos, não cedem facilmente aos tratamentos simples e progridem
até causar distúrbios nutricionais e metabólicos como uma perda de peso acima
de 4% do peso anterior, desidratação e cetonúria.
Delimita-se o tempo do aparecimento das náuseas e vômitos: estes devem iniciar nas primeiras semanas da gravidez.
Outras doenças que causam náuseas e vômitos, como a infecção urinária e a apendicite, precisam ser descartadas.
A HG tem uma incidência variável e que depende sobremaneira
das condições sócio-econômicas do local. Podemos ter 1 caso em cada 500 grávidas." -Fonte: wikipédia.

Não sei qual a estatística cá em Angola( se é que fazem), mas eu passei por isso tudo, e já estava parecida com a Olívia Palito.(namorada do Popeye, para quem não é da miha geração e agora só vê animes). O wikipedia dá mais uns detalhes, que a HG, segundo algumas teorias, é mais propensa às mulheres ocidentais e asiáticas e nem tanto às africanas ( eu fui uma africana "feliz contemplada" com o HG). Confesso que tive muito medo, pela perda rápida de peso e de líquidos, e que o bebé ficasse sem nada para comer, porque eu tirava tudo cá para fora.

segunda-feira, 13 de maio de 2013

Gravidez e os seus mistérios

Estou grávida!
Esta concerteza é a notícia do ano! Gostaria de ter escrito ou descrever o meu dia-a-dia como "mamã de primeira viagem" mas foi i.m.p.o.s.s.í.v.e.l, ahahahaha! Ora porquê? Não esperava enjoar até do computador, há semanas que ando longe do facebook, e só me apetece ficar deitada a ver televisão( a televisão é que me vê, porque acabo sempre por adormecer).
A parte que nunca ninguém nos conta, nem amigas, nem mãe, nem tias ou vizinhas, é a "tal" parte dos primeiros 3 meses, todas dizem que enjoam, ou não, comem mto ou não, dormem muito ou não, ficam rabugentas ou não,até aí tudo bem....Mas custava dizerem que nesse processo, ficamos com a boca amarga, que nem vontade de beber água dá? Que doi tanto o útero porque está a se expandir que parece que nos estão a abrir com uma faca? Não, não estou a exagerar! Começou com as dores no baixo ventre, escalou para o sono descontrolado e passo para os enjoos, falta de apetite....Confesso que estava a ficar preocupada comigo mesma e com o meu "feijãozinho", pois não conseguia comer e ter alguém que depende de nós para tal é uma responsabilidade quase assustadora. Bom, lá fui fazendo um esforço, e as sopas e as canjas foram a minha salvação, embora com muito custo e muitas tremuras depois. E emocionante saber que a cada dia temos um ser a desenvolver-se dentro de nós, ando muito curiosa pois a minha "barriguita" mal se nota, e quando fiz a minha primeira ecografia vi lá um saquinho donde pequeno descansava longe das preocupações e barulhos externos.
Hoje consegui reunir forças para escrever e resolvi deixar um pouco a preguiça de lado, dado ao facto de estar no trabalho( a ver se o sono passa), e descrever um pouco do que sinto(alegria, euforia, curiosidade, sono).
Por falar em curiosidade, o pai da criança é.....curioso! Fez mais perguntas que eu à obstetra, claro que ele prefere um rapaz e que seja do Sporting(coitadinho)!! Uma menina é o meu sonho para ser a minha bonequinha e fazer-lhe muitos penteados lindos! Mas seja menina ou rapaz, o mais importante é que venha com bastante saúde, seja forte! Personalidade já tem desde que descobri que estava grávida, digo sempre que vai ser um revolucionário e teimoso como eu(não leva desaforo para casa, e nem se deixa abater facilmente).
Quando digo: "doi-me aqui e ali, não tenho vontade de comer....", ele responde: É NORMAL!!! Como se alguma vez ele já tivesse sentido o que sinto,embora esteja provado que alguns homens sentem enjoos, apetites e sonos quando a mulher está grávida, alguns até engordam. Que é normal tudo bem, mas o tempo que dura....ai ai! Vai até aos 3 meses, e as mais "contempladas" levam o enjoos todos até ao fim da gravidez.Espero não chegar até ai, 3 meses e acaba-se, quero comer o que gosto!!
Enjoei-me das coisas doces, repolhos e cenouras nem vê-las, azeitonas, frango assado, carne assada, yogurte, chocolates, sumos( só se for de laranja e espremido na hora), uma infinidade de coisas que eu gosto e de momento não as tolero. Pedi tanto que quando essa altura chegasse eu não enjoasse de nada, queria que tudo passasse normalmente, aah! Mas não foi assim. Tenho preguiça até de pentear o cabelo, mas não ando despenteada, atenção! Escolher roupa nem vontade dá, tudo me cansa. A partir dos 4 meses tenho que alterar completamente a minha rotina de preguiça e começar a fazer yoga, andar um pouco. Só não me conformo com o facto de não poder dormir tanto quanto gostaria. Acordo 5h40 para me preparar, saio 6h40 e 7h20 estou no trabalho cansada e com sono....( como podem ter notado,  a palavra "sono" foi palavra que dominou este meu "desabafo", pois é o que sinto incensantemente, ahahahahah!
Fora o meu rosário de "reclamações" estou muito contente, pena que vou ter de adiar alguns planos que tinha, mas será por uma óptima causa.