Mensagens populares

quinta-feira, 30 de maio de 2013

"Barriguinha de ginguba" e uns kilos a menos...M.A.T.E.R.N.I.D.A.D.E

Tal como prometi, voltei para continuar a contar as peripécias da minha gravidez, um primeiro trimestre "pra lá de marraquexe" a.k.a um pouco chatinho....A médica disse que estava com hiperemese gravídica...Aí pronto...tudo descambou...o sonho de ter uma gravidez sem enjoos, vómitos, falta de apetite, falta de energia, perda de peso...foi por água abaixo...Eu só queria um primeiro trimestre "tranquilito"!!! Poder comer, fazer as coisas de maneira normal....Hum...deixa...Nem tinha força para levantar uma caneta! Depois de duas semanas nesse "carrossel" Sim, a hiperemese gravídica é um carrossel, mas não daqueles que nos põem a rir, é daqueles que nos dão voltas, para cima e para baixo e o resultado: VÓMITO! Levo na brincadeira, porque já passou, ou acalmou, e consegui voltar ao trabalho, e regularizar a vidinha., excepto...a vontade incontrolável de dormir. Por mim a legislação laboral no que diz respeito às licenças de maternidade precisam de uma mudança drástica...mas isso fica para outro dia.

Esqueci-me de explicar o que é hiperemese gravídica!!!! Pois, fiz umas pesquisas na altura (como sempre, a minha mente curiosa não para) e o wikipédia teve uma resposta muito boa (os outros sites também)
"Considera-se hiperêmese gravídica( HG) quando as náuseas e vômitos são persistentes,
frequentes e às vezes intensos, não cedem facilmente aos tratamentos simples e progridem
até causar distúrbios nutricionais e metabólicos como uma perda de peso acima
de 4% do peso anterior, desidratação e cetonúria.
Delimita-se o tempo do aparecimento das náuseas e vômitos: estes devem iniciar nas primeiras semanas da gravidez.
Outras doenças que causam náuseas e vômitos, como a infecção urinária e a apendicite, precisam ser descartadas.
A HG tem uma incidência variável e que depende sobremaneira
das condições sócio-econômicas do local. Podemos ter 1 caso em cada 500 grávidas." -Fonte: wikipédia.

Não sei qual a estatística cá em Angola( se é que fazem), mas eu passei por isso tudo, e já estava parecida com a Olívia Palito.(namorada do Popeye, para quem não é da miha geração e agora só vê animes). O wikipedia dá mais uns detalhes, que a HG, segundo algumas teorias, é mais propensa às mulheres ocidentais e asiáticas e nem tanto às africanas ( eu fui uma africana "feliz contemplada" com o HG). Confesso que tive muito medo, pela perda rápida de peso e de líquidos, e que o bebé ficasse sem nada para comer, porque eu tirava tudo cá para fora.

3 comentários:

  1. xiii Aninha, que coisa, o que todas nós desejamos para esta fase de graça é mesmo muita saúde e alegria, pois está-se a gerar vida, mas o importante é saber que já esta minimamente controlada a situação, muita força, e mais uma vez obrigada por partilhares a tua experiência!
    bjkas

    ResponderEliminar
  2. Bom que estás já a voltar ao "normal". Aproveita para receberes todos os miminhos.

    ResponderEliminar
  3. Força Aninha!Não tarda, e vais ter o teu feijãozinho nos braços.

    ResponderEliminar