Mensagens populares

Mostrar mensagens com a etiqueta Angola. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta Angola. Mostrar todas as mensagens

quinta-feira, 30 de maio de 2013

"Barriguinha de ginguba" e uns kilos a menos...M.A.T.E.R.N.I.D.A.D.E

Tal como prometi, voltei para continuar a contar as peripécias da minha gravidez, um primeiro trimestre "pra lá de marraquexe" a.k.a um pouco chatinho....A médica disse que estava com hiperemese gravídica...Aí pronto...tudo descambou...o sonho de ter uma gravidez sem enjoos, vómitos, falta de apetite, falta de energia, perda de peso...foi por água abaixo...Eu só queria um primeiro trimestre "tranquilito"!!! Poder comer, fazer as coisas de maneira normal....Hum...deixa...Nem tinha força para levantar uma caneta! Depois de duas semanas nesse "carrossel" Sim, a hiperemese gravídica é um carrossel, mas não daqueles que nos põem a rir, é daqueles que nos dão voltas, para cima e para baixo e o resultado: VÓMITO! Levo na brincadeira, porque já passou, ou acalmou, e consegui voltar ao trabalho, e regularizar a vidinha., excepto...a vontade incontrolável de dormir. Por mim a legislação laboral no que diz respeito às licenças de maternidade precisam de uma mudança drástica...mas isso fica para outro dia.

Esqueci-me de explicar o que é hiperemese gravídica!!!! Pois, fiz umas pesquisas na altura (como sempre, a minha mente curiosa não para) e o wikipédia teve uma resposta muito boa (os outros sites também)
"Considera-se hiperêmese gravídica( HG) quando as náuseas e vômitos são persistentes,
frequentes e às vezes intensos, não cedem facilmente aos tratamentos simples e progridem
até causar distúrbios nutricionais e metabólicos como uma perda de peso acima
de 4% do peso anterior, desidratação e cetonúria.
Delimita-se o tempo do aparecimento das náuseas e vômitos: estes devem iniciar nas primeiras semanas da gravidez.
Outras doenças que causam náuseas e vômitos, como a infecção urinária e a apendicite, precisam ser descartadas.
A HG tem uma incidência variável e que depende sobremaneira
das condições sócio-econômicas do local. Podemos ter 1 caso em cada 500 grávidas." -Fonte: wikipédia.

Não sei qual a estatística cá em Angola( se é que fazem), mas eu passei por isso tudo, e já estava parecida com a Olívia Palito.(namorada do Popeye, para quem não é da miha geração e agora só vê animes). O wikipedia dá mais uns detalhes, que a HG, segundo algumas teorias, é mais propensa às mulheres ocidentais e asiáticas e nem tanto às africanas ( eu fui uma africana "feliz contemplada" com o HG). Confesso que tive muito medo, pela perda rápida de peso e de líquidos, e que o bebé ficasse sem nada para comer, porque eu tirava tudo cá para fora.

quarta-feira, 26 de outubro de 2011

Fui à Namíbia.....



A semana passada estive na Namíbia, um país pequenito, que está ao lado de Angola e da África do Sul. Estive lá a trabalho, não foi o tempo suficiente para fazer uma incursão turística pelo país, mas conheci Swakopmund, uma cidade costeira, linda, pequena, mas com muitos atractivos, como a Crystal Galery,

As Dunas de Areia, não pude ver, mas fica para a próxima:-) Não obstante em Swakopmund pode ter muitos microclimas, fui numa altura em que estava a fazer frio, e verão começa em novembro praticamente. Senti muiiiito frio!!os pelos eriçados, o vento que corta a cara, mas ao passear pela cidade no pouco tempo que tive, gostei imenso. Swakopmund é conhecida também pela comida "marinha" se posso assim dizer, nada ir comer carne! Comer peixe, mariscos,moluscos,grelhados, fritos(fish biscuits), ostras...hummm, que maravilha! Fui comer com um pessoal ao Tug Restaurant, um local à beira mar, estava um frio de rachar nessa noite, mas valeu a pena, a comida é maravilhosa, e o ambiente também, pessoas agradáveis a atender, vale sempre marcar antes de ir, tivemos sorte porque tinha mesas, mas para não se correr o risco, uma reserva é a melhor maneira de se prevenir.     Algumas dicas a ter em conta quando viaja para a Namíbia, é levar agasalho, não se descuide, mesmo que ache que está um dia de sol lindo! Em Windhoek estava um calor de rachar, abafado e seco, beba muita água e para uma mulher que usa kindumba natural como eu, hidratação é chave! o cabelo vai ressecar de uma forma abismal, em comparação com Swakopmund, que estava frio, o meu cabelo portou-se excelentemente, nada de frizz e sempre hidratado:-). As lojas fecham cedo, para quem gosta de fazer comprinhas, aproveitar bem o dia, caso contrário, pode "dar com o nariz na porta", não se assuste quando vir cães dentro das lojas, pois para além dos alarmes convencionais, acho que o cão serve como protector, pena que não tirei fotografia de um labrador que estava na montra de uam joalheria, ai de quem tentasse por os dedos nas jóias! uma cidade pitoresca com as suas "pinceladas" do colonialismo alemão que restou, ruas limpas e arranjadas; várias vezes fui confundida com uma namibiana e as pessoas falavam comigo ora em alemão ora no dialecto( que eu não entendia nada). Concerteza hei-de lá voltar muitas vezes, tanto a trabalho, como turista....Quem puder dar lá um saltinho, não hesite, garanto que a viagem será proveitosa.